CONSULTA PÚBLICA PARA O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

META 34: 100% dos ofícios tradicionais e populares contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização e atividades até 2020

Ir para baixo

META 34: 100% dos ofícios tradicionais e populares contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização e atividades até 2020 Empty META 34: 100% dos ofícios tradicionais e populares contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização e atividades até 2020

Mensagem por EquipePM Qui 25 Jul 2013, 12:10

AÇÕES:

1. Elaborar o mapeamento das expressões culturais e grupos étnicos do município.
2. Realizar pesquisas sobre as expressões culturais e grupos étnicos do município.
3. Realizar pesquisas e seminários, promover a publicação de livros, revistas, jornais e outros impressos culturais e o uso da mídia eletrônica e da internet para a produção e a difusão da crítica artística e cultural, privilegiando as iniciativas que contribuam para a promoção das culturas tradicionais.              
4. Criar o Instituto do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.                                                                                                                                                                                                                     5. Promover a restauração das edificações tombadas, fomentando o programa Adote um Bem Cultural e buscando recursos para o Fundo do Patrimônio.
6. Identificar, Inventariar e proteger os bens culturais, materiais e imateriais, situados em bairros tradicionais de Belo Horizonte, localizado na região externa ao perímetro do Núcleo Histórico de Belo Horizonte, delimitado pela Avenida do Contorno.                                                                                                                                                                                                            
7. Consolidar o reconhecimento e a proteção da região interna da Avenida do Contorno como Núcleo Histórico da cidade, por meio de legislação específica.
8. Criar e manter atualizado o "Inventário dos Ofícios Tradicionais, Manifestações culturais e formas de Expressão em Belo Horizonte", estabelecendo uma agenda de políticas de valorização e promoção contínua desses bens culturais.
9. Reconhecer como patrimônio cultural de Belo Horizonte, por meio de inventários, tombamento ou registro, os bens culturais edificados, bens integrados, obras de arte, manifestações culturais, formas de expressão, ofícios, saberes e lugares possuidores de valor histórico, referencial e/ou simbólico.

EquipePM
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

META 34: 100% dos ofícios tradicionais e populares contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização e atividades até 2020 Empty Re: META 34: 100% dos ofícios tradicionais e populares contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização e atividades até 2020

Mensagem por henrique iwao Seg 12 Ago 2013, 14:20

essa meta me parece um tanto exagerada, uma meta de 100% dos ofícios. seria mais de garantir a constituição de ações de proteção e valorização. essas metas assim numéricas vão resvalar na definição de "ofício" "popular" "tradicional" que são termos abertos a todo tipo de disputa de poder.

a palavra "etnia" em grupos "étnicos" é também bastante discutivel, assim como a palavra "grupos" em "grupos étnicos". o que eu, que sou descendente de japonês, preciso para ser parte de um grupo étnico. eu tenho vários costumes advindos do japão, mas isso é suficiente?

se vamos contemplar os ofícios populares e tradicionais, por que não os experimentais? tendo achar que alocar o experimental dentro de "manifestações artísticas" é pouco.

henrique iwao

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» META 32: 80% dos grupos, indivíduos e comunidades atuantes nas práticas da cultura tradicional e popular contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização, fomento e atividades a partir de 2016
» META 35: 80% Políticas municipais de proteção e valorização das culturas populares implementadas até 2016
» META 29: Criar editais do órgão gestor da cultura, anuais, para todos os setores artísticos culturais e das manifestações das culturas populares e tradicionais até 2023
» META 12: Ampliar e qualificar a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas de cultura a partir de 2013.
» META 42: Estabelecer parceria com a Secretaria de Educação para discutir, propor e implementar atividades de arte e cultura nas escolas municipais a partir de 2015

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos